Jul 30
2011

A harmonia e evidência da rinoseptoplastia

Destaque na moldura de cada um de nós, o nariz é sem dúvida uma parte importante da nossa face, pois completa a expressão de cada indivíduo, e deve estar em harmonia com os olhos, boca, queixo e até mesmo o cabelo, mantendo um equilíbrio para que o conjunto torne-se iluminado e expressivo.

Muito cobrada, a beleza facial tem gerado um aumento na procura por cirurgias de nariz para correção estética e funcional conhecida como rinoseptoplastia. O cirurgião plástico facial Mário Espósito, no entanto, alerta que a realização de operação para esse tipo de caso não é simples, já que o nariz tem a função de respiração e do olfato. "O nariz faz parte do conjunto da face e não está ali por acaso e precisa funcionar bem. Alerto os pacientes sobre a sua funcionalidade, bem como a harmonia com o resto, pois se devem respeitar os traços de cada um", disse ele ao lembrar que os melhores candidatos para a rinoseptoplastia são pacientes que procuram melhoras e não perfeições. Além disso, devem ser fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis, e realistas em suas expectativas.

O procedimento é recomendado apenas após os 16 anos, quando o crescimento facial já está completo. "Os adolescentes tem o desejo por melhorar algum defeito diante da ditadura da beleza que cobra a perfeição e acarreta o apelido. Mas é preciso ter senso para ter um bom resultado na cirurgia, os resultados são positivos e podem ser vistos na reação da auto-estima de cada paciente", destacou.

No caso dos adultos, também podem ter seus defeitos nasais corrigidos. "Com o passar do tempo a flacidez da pele e das estruturas de sustentação que ocorre devido ao ciclo normal de envelhecimento, o nariz tende a cair e, com a cirurgia podemos retomar um novo contorno", assegurou Mário.

Segundo o cirurgião, a rinoseptoplastia visa melhorar as condições estéticas e, também corrigir as alterações respiratórias do paciente. Por isso, obrigatoriamente o cirurgião deve ser especialista em cirurgia plásticas da face, pois tal procedimento envolve detalhes a serem considerados para que a cirurgia seja um sucesso. "A rinoseptoplastia é considerada a mais difícil das cirurgias faciais devido aos detalhes. A anatomia é complexa e o especialista deve preocupar-se com a estética e com as funções do nariz", completou doutor Mário.