Dez 02
2011

Dicas de Inverno

Em nosso estado, o inverno  é marcado por um clima extremamente seco devido a baixa umidade relativa do ar, acompanhadas de mudanças bruscas de temperatura e fumaças em decorrência das queimadas, muitas vezes criminosas,  que por vezes atinge o limite do tolerável. Todo organismo sofre com estas alterações, mas o aparelho respiratório está entre os mais agredidos.

O ressecamento das narinas leva a uma sensação desconfortável de peso na cabeça, formação de crostas nasais, sangramentos no nariz, aumento da prevalência de crises alérgicas, resfriados, viroses, amigdalites, faringites, laringites, otites, sinusites, traqueítes, bronquites e até pneumonias. Como medida preventiva,  deve-se aumentar a ingestão de líquidos e  a lubrificação nasal através do uso freqüente de soro fisiológico, hoje já existe formulações desta substância prontas em spray.

Uma outra providência importante é o controle ambiental para melhorar a umidade e  recomenda-se colocar bacias com água ou toalhas molhadas no quarto à noite. Para quem é adepto aos umidificadores, é importante lembrar que eles não devem permanecer ligados durante toda a noite, pois isso poderá levar à umidificação excessiva das paredes e do colchão com posterior proliferação de fungos, no dia seguinte recomenda-se que melhore a  ventilação do ambiente para prevenir a formação de mofo.