Adenoidectomia (Adenóide)
É a cirurgia para remoção das adenóides realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral e a internação pode variar de 12 a 24 horas.
A remoção de adenóides pode ser recomendada quando essas formações assumem tamanho suficiente para bloquear as vias respiratórias, o que pode ser suspeito se a criança manifestar obstrução nasal, repiração bucal de suplência com salivação abundante (baba), alteração da arcada dentária, roncos e apresentar episódios de ausência de respiração durante o sono (apnéia do sono).
Este procedimento também pode ser recomendado se a criança manifestar infecções crônicas do ouvido que interferem no rendimento escolar e persistem apesar do tratamento com medicamentos, e se a criança apresentar crises de amigdalites, sinusites, laringites e otites de repetição.
Normalmente, as adenóides atrofiam quando a criança chega à adolescência e a remoção raramente é necessária após essa faixa etária. A recuperação completa leva de 1 a 2 semanas.
Durante o período de cicatrização, a criança pode apresentar nariz entupido, drenagem nasal e dor de garganta e ouvidos.