Mau Hálito (Halitose)
A halitose, também conhecida como mau hálito, é um problema que atormenta o ser humano há muitos anos. Há mais de 3000 anos já existiam relatos de tratamento para o mau hálito.Na Bíblia, no livro Gênesis, há relatos de tratamentos para refrescar o hálito.
Existe mais de 40 causas diferentes para o mau hálito e maioria delas se originam na boca pela ação da flora bacteriana sobre os alimentos que ingerimos, produzindo gases com odor após a metabolização de produtos orgânicos, principalmente proteínas que acumula nos dentes e região posterior da língua. As gengivites e periodontites também favorecem a halitose.
No campo da otorrinolaringologia podemos destacar como causa de mau hálito a obstrução nasal, rinosinusites, faringites, laringites e amigdalites, principalmente a amigdalite crônica caseosa que consiste no acumulo de restos alimentares e celulares no interior das criptas amigdalianas formando um conglomerado extremamente fétido conhecido como caseum.
O mau hálito que ocorre quando acordamos é comum e passageiro e ocorre em virtude de algumas pessoas dormirem com a boca aberta e principalmente pelo fato de ficarmos em jejum prolongado.
Outras afecções como: divertículo de esôfago, refluxo gastroesofágico, obesidade, diabetes, tumores da garganta, insuficiência renal e hepática podem também ser causa de halitose.
Nossos hábitos diários também influenciam no hálito. O tabagismo, o consumo regular de bebidas alcoólicas e excesso de café e a ingestão de alguns alimentos como alho e cebola são causas de mau hálito.
Tratamento do mau hálito
A grande maioria dos casos devem ser avaliados inicialmente pelo otorrinolaringologista.
Algumas orientações podem aliviar ou até mesmo resolver o problema:
* Manter uma boa saúde dental com adequada higiene oral instituindo a escovação da língua e uso rotineiro de fio dental
* Habituar-se em fazer gargarejos com anti-sépticos bucais.
* Não fumar, e não abusar do consumo de café e do álcool
* Manter-se hidratado, alimentar-se corretamente principalmente no café da manhã e evitar jejum prolongado.