Desvio do Septo
Septo é uma estrutura osteocartilagina que divide o nariz em duas cavidades ou fossas nasais (direita e esquerda). Chamamos de septo desviado aquele que tem um formato anormal podendo causar problemas na respiração.
As causas mais comuns de desvio de septo nasal são:Congênitos (presentes ao nascimento ou com esta predisposição) e adquiridos (em geral, após traumatismo nasal).
O paciente portador desta afecção pode relatar obstrução nasal uni ou bilateral, dor de cabeça, epistaxes frequentes (sangramento nasal), infecções de vias aéreas (rinosinusites, faringoamigdalites, laringotraqueítes e otites) de repetição, transtornos do sono como ronco e apnéia noturna e até surdez.
A confirmação do diagnóstico é feita através da realização do exame de videoendoscopia nasal.
O tratamento para correção do desvio septal é através de uma cirurgia conhecida como septoplastia que pode ser realizada conjuntamente com outras cirurgias da estrutura interna (turbinectomia, turbinoplastia, etmoidectomia, polipectomia e cauterização das conchas nasais) ou da estrutura externa (rinoplastia, rinoseptoplastia).