Otoplastia - Orelha de abano
A otoplastia é a cirurgia para correção da orelha em abdução ou mais popularmente conhecida como orelha de abano.
Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, têm papel preponderante no estabelecimento de alterações na forma da orelha. Outro dado importante é o crescimento das cartilagens, embora na maioria dos casos da orelha de abano a deformidade já possa ser notada ao nascimento.
As deformidades se localizam fundamentalmente em dois pontos: na concha (a parte funda da orelha) que está muito elevada e na anti-hélix (a parte mais saltada no meio da orelha) que não está bem "desenhada “, e a cirurgia leva à correção destas alterações, visando melhorar a forma da anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo, deixando a orelha de forma natural, sem estigma da orelha de abano.
Normalmente, a queixa inicial é dos pais e vai se tornar da criança à medida que se aproxima a idade escolar, podendo inclusive ocasionar dano psicossocial importante pelas "brincadeiras" e apelidos (Dumbo/Mickey Mouse) a que seus portadores podem ser submetidos, por isso a idade ideal para a correção é a partir dos 6 anos, quando a orelha já alcançou o tamanho adulto e a criança começa o período escolar.
A anestesia pode ser local com sedação ou geral e o período de internação varia de 12 a 24 horas.
No pós operatório vai ocorrer edema e hematomas que irá desaparecer com 2 a 3 semanas, recomendamos o uso de uma faixa elástica, evitar trauma as orelhas e até mesmo dormir sobre elas por um período de 45 dias.
A exposição solar deverá se evitada por um período mínimo de 90 dias.
O resultado definitivo poderá ser observado de 3 a 6 meses de pós-operatório.
As complicações são raras e dentre elas podemos citar: hematoma, infecção, deiscência de sutura, quelóide e problemas anestésicos.
Clique aqui para ver video explicativo...