Otorrinolaringologia

Rinites

Rinite é uma afecção inflamatória aguda ou  crônica da mucosa nasal. Pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite, pode ainda ocorrer obstrução nasal, espirros, diminuição do olfato, coceira e irritação no nariz.

Existe vários tipos de Rinite:

Rinite medicamentosa: ocorre devido uso de descongestionantes tópicos por periodos longos e na maioria das vezes sem orientação médica. 

Rinite infecciosas: são causadas geralmente por  gripes e resfriados, que são auto-limitadas com duração de 7 a 10 dias e em alguns casos tratadas com medicações sintomáticas (descongestionantes, analgésicos e antiinflmatórios). 

Rinite vasomotora: que ocorre por alterações climáticas ou de temperatura. 

Rinite alérgica: desencadeada por alérgenos como ácaros, poeira, fungos (mofos) pêlos de cão e gato. 

O tratamento da rinite deve incluir higiene ambiental e o uso de medicamentos (descongestionates, mucoliticos, antialergicos, solução fisiologica nasal, corticóide nasal) e nos casos de rinite alergica pode ser necessário a utilização de vacinas (imunoterapia).