Cirurgia Plástica Facial e Medicina Estética

Rinoplastia

O nariz tem uma estrutura complexa (pele, ossos, cartilagens, mucosa, músculos e ligamentos) e ocorre uma grande variação da forma de acordo com origem racial do individuo (caucasiano, oriental, negróide, etc.). Por está no centro da face a rinoplastia moderna tem como principal objetivo não estereotipar o nariz (casos em todos sabem que o nariz foi operado) e sim harmonizar o nariz de acordo com o rosto do paciente.
Nos pacientes com queixa de obstrução nasal pode-se realizar concomitantemente outras cirurgias (rinoseptoplastia, septoplastia, turbinoplastias, turbinectomias e cauterizações das conchas nasais) para restabelecimento da função respiratória.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou anestesia geral, recebendo alta em 24 horas, permanecendo com curativo por sete dias e bandagem com micropore por 30 dias.
A cirurgia de nariz não é uma cirurgia dolorosa no pós-operatório, no entanto se ocorrer dor, ela poderá ser controlada com analgesicos comuns.
Recomendo dieta pastosa nos primeiros 3 dias e oriento evitar alimentos muito quentes na 1ª semana.
Freqüentemente ocorrem edema e hematoma. Em decorrência do edema residual o resultado definitivo só poderá ser observado 9 a 12 meses após a cirurgia.
Deve-se evitar a exposição solar (recomenda-se a utilização de filtro de proteção solar) e traumas por um período mínimo de 90 dias.
As complicações são raras e dentre elas podemos citar: hemorragia, obstrução nasal, infecção, assimetrias e problemas anestésicos.

Clique aqui para ver video explicativo...