Sinusite

Sinusite ou Rinosinusite é uma afecção inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades que se localizam ao redor do nariz. Estas deveriam comunicar-se com as fossas nasais sem impedimentos! São cavidades revestidas por uma mucosa que necessita ventilação para a manutenção da normalidade na região.

Infecção das vias aéreas superiores (gripes e resfriados), presença de rinite alérgica, alterações estruturais do nariz (desvio do septo nasal, hipertrofia de cornetos inferiores e hipertrofia de adenóide), corpos estranhos e tumores são considerados fatores predisponentes das rinosinusites.
O paciente pode referir obstrução nasal uni ou bilateral, cefaléia, sensação de "peso na face" e dores nos dentes, corrimento nasal, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca, halitose, espirros, tosse, febre e diminuição do olfato.

Dependendo da duração dos sintomas a sinusite pode ser aguda, quando os sintomas permanecem por até 4 semanas, ou crônicas, quando os sintomas duram além de 12 semanas.

O diagnóstico é feito através da história que o paciente relata, da realização do exame otorrinolaringologico e de exames complementares como videonasoscopia, radiografias e tomografias computadoriza da face.

O tratamento da sinusite é realizado com uso de antibiótico, antinflamatorios hormonais, mucoliticos, analgesicos e antitermicos, na maioria dos casos com  evolução satisfatória. O tratamento cirúrgico é reservado para os casos  crônicos que não apresentaram  melhora com o tratamento clínico.